• EPI
  • 24 de outubro de 2019

Comunicadores da 3M: conforto, rendimento e comunicação

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) podem oferecer mais do que proteção. Com a 3M, conforto, praticidade e funcionalidades extras também são requisitos!
Com eles, o usuário pode fazer chamadas importantes sem remover a proteção auditiva ou sair do local de trabalho ruidoso. Através da tecnologia Bluetooth, estes acessórios se conectam a dispositivos móveis de comunicação, realizando e recebendo ligações sem comprometer a segurança auditiva.

Os comunicadores possuem um alto-falante e um microfone com cancelamento de ruído, que são ativos por meio de um único botão, o PTT (Push To Talk). Eles são adaptáveis a abafadores e protetores auriculares da linha 3M™ PELTOR™ Série X, que possuem 3 opções de inclusão (Peltor Headset com Haste sobre a cabeça, Peltor Headset com Haste atrás da nuca e Peltor Headset para capacete 3M H-700)

Juntos, esses equipamentos oferecem proteção ao sistema auditivo e a possibilidade de uma comunicação externa segura e inteligível. Acompanhe o post e saiba mais dos comunicadores da 3M, e como o rendimento e a satisfação da força de trabalho da sua empresa podem ser otimizados com eles.

Quais os tipos de comunicador disponíveis?

Existe uma variedade de abafadores que permitem a inclusão de comunicadores, e a Nortel oferece a linha completa da 3M. Conheça as 3 formas de inclusão:

Peltor Headset com Haste sobre a cabeça

Situações em que não existam restrições ao uso de protetores auditivos tipo concha, principalmente, relacionados à compatibilidade com outros EPIs.

Peltor Headset com Haste atrás da nuca

Situações em que exista a necessidade do uso de protetores auditivos e outros EPIs fixados na cabeça, de forma simultânea. Como por exemplo, capacete de segurança, viseira, máscara de solda e etc.

Peltor Headset para capacete 3M H-700

Situações em que exista a necessidade do uso de protetores auditivos e capacete de segurança, de forma simultânea. Segundo a legislação, os protetores auditivos acopláveis a capacetes podem ser utilizados de forma conjugada, somente se forem testados em conjunto. A funcionalidade deve estar confirmada no Certificado de Aprovação.

Como posicionar o comunicador no abafador da 3M?

Confira um passo-a-passo para cada tipo de abafador:

Peltor Headset com Haste sobre a cabeça

  1. Conecte o cabo conector do comunicador no rádio;
  2. Segure as conchas e puxe-as para fora, certificando-se de que a haste fique posicionada para cima;
  3. Posicione o microfone na concha esquerda;
  4. Com a haste do comunicador sobre a cabeça, posicione as conchas de maneira a cobrir completamente as orelhas;
  5. Ajuste, se necessário. Certifique-se de que a vedação esteja adequada.
  6. Posicione o microfone em frente a sua boca, o mais próximo possível, sem que toque os lábios.

Peltor Headset com Haste atrás da nuca

  1. Conecte o cabo conector do comunicador no rádio;
  2. Segure as conchas e puxe-as para fora;
  3. Posicione o microfone na concha esquerda e certificando-se de que a haste fique na nuca;
  4. Encaixe as conchas de maneira a cobrir completamente as orelhas;
  5. Faça ajustes se for necessário;
  6. Certifique-se que a tira de cabeça esteja apoiada verticalmente;
  7. Posicione o microfone em frente a sua boca, o mais próximo possível, sem que toque os lábios.

Peltor Headset para capacete 3M H-700

  1. Encaixe as conchas nas fendas (slots) do capacete 3M H-700;
  2. Posicione o microfone na concha esquerda do capacete;
  3. Posicione o fio que une as duas conchas por dentro do capacete;
  4. Conecte o cabo conector do comunicador no rádio;
  5. Com as conchas acopladas ao capacete e o fio posicionado, abra as conchas puxando-as para fora. Você deve ouvir um “clique” em cada uma das conchas;
  6. Coloque o capacete em sua cabeça;
  7. Regule a suspensão (carneira) na parte posterior do capacete se for necessário;
  8. Feche as conchas contra sua cabeça, pressionando a haste com a palma da mão. Você deve ouvir outro “clique” em cada uma das conchas;
  9. Certifique-se que as conchas estejam cobrindo completamente as orelhas;
  10. Posicione o microfone em frente a sua boca, o mais próximo possível, sem que toque os lábios.

Como funciona o comunicador?

Para garantir que o manuseio do equipamento esteja correto, separamos instruções básicas de uso. Confira:

  • Ligue o rádio;
  • Posicione o rádio numa posição que você se sinta confortável;
  • Com o comunicador pressionado sobre as orelhas, a audição já está ativa. O volume pode ser ajustado para melhor compreensão;
  • Para ativar a fala, aperte o botão PTT situado na parte inferior da concha esquerda ou o PTT Externo do equipamento.

Quais as condições de estocagem dos comunicadores da 3M?

Os comunicadores da 3M devem ser armazenados em locais com boa ventilação, limpos, secos, livre de umidade e sem exposição à contaminantes. Após o uso deve ser feita uma higienização adequada, evitando contato com produtos que contenham álcool ou outros solventes químicos.

Nestas condições, os comunicadores poderão ser estocados por até três anos após a data de fabricação.

Qual a durabilidade dos comunicadores da 3M?

A durabilidade é relativa, pois depende de fatores como frequência de uso, cuidados, higienização, atividades, dentre outros. Mas considerando uma média, esses equipamentos podem chegar a uma vida útil de até 5 anos e o seu kit de reposição até 6 meses.

Tanto os protetores que dão suporte aos comunicadores quanto suas peças de reposição devem ser substituídos caso apresentem deformidades, quebras, rasgos, endurecimento ou alteração na sua forma, dimensão, cor ou maciez original. Mesmo que a validade não tenha sido atingida, essa manutenção é essencial para prolongar a vida útil do equipamento de proteção.

Caso fique alguma dúvida em relação a essa troca preventiva, a equipe de peritos da Nortel está à disposição da sua empresa.

Qual a validade dos comunicadores da 3M?

Os comunicadores da 3M possuem validade de 6 anos a partir da data de fabricação, desde que conservados conforme suas normas de segurança e boletim técnico.

Por que adquirir equipamentos na Nortel?

A Nortel conta com equipes de profissionais que realizam treinamentos de usabilidade e manuseio, orientações de higienização e conservação, dão suporte técnico para todo tipo de situação e realizam testes de adaptabilidade e segurança.

Assim, sua empresa adquire equipamentos das maiores marcas do mundo e ganha alicerces especializados para garantir condições reais de transformação no aproveitamento da sua equipe de trabalho.

Quais os diferenciais da Nortel?

Além do time de especialistas em proteção auditiva, a Nortel oferece soluções exclusivas, como:

  • Vending Machine: a única do mercado desenvolvida exclusivamente para entrega automatizada de Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
  • Software de Gestão em EPI: tecnologia desenvolvida para administrar e gerir a entrega de EPIs, de acordo com as exigências do Ministério do Trabalho e do E-social;
  • Fit Test (Teste de Selagem Qualitativo) e PortaCount (Teste de Selagem Quantitativo): realização de testes de segurança;
  • Suporte na adequação do E-social: assistência absoluta para adequação no que se refere a EPI;
  • Treinamentos técnicos diferenciados: capacitação em proteção respiratória e auditiva;
  • E-A-R Fit: realização do teste de selagem dos protetores auditivos.

Onde encontrar a Nortel?

A Nortel possui uma cobertura logística nacional, com filiais e centros de distribuição que atendem indústrias de, praticamente, todos os segmentos em 14 estados brasileiros. Estamos em todo Brasil!

Independente da necessidade ou demanda do seu negócio, oferecemos pacotes de serviços e produtos que atendam a realidade da sua empresa (contrato, in company, spot ou varejo).

Com parcerias gigantescas como a 3M, oferecemos o melhor atendimento em serviços e produtos do mercado de MRO (Manutenção, Reparos e Operações) e EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Mais do que facilidades operacionais, aqui, a sua empresa ganha suporte profissional. Com a Nortel, a sua empresa tem o melhor da tecnologia 3M e toda assistência para aproveitar o melhor de cada equipamento! Escolha os comunicadores da 3M para sua equipe e otimize o rendimento, a satisfação e a produtividade.

Gostou? Então, agende uma avaliação com um de nossos especialistas e adote sempre as melhores tecnologias em EPI.

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter