• Indústria
  • 10 de maio de 2022

Como a Indústria 4.0 impacta o Brasil?

A evolução industrial é um processo contínuo e histórico. Entenda melhor a fase que vivemos agora, com a tecnologia sendo aliada de processos produtivos de alto desempenho.

A pandemia fez com que a demanda por álcool em gel aumentasse consideravelmente, da noite para o dia. O mesmo aconteceu com as máscaras cirúrgicas, que, de repente, saíram da exclusividade dos hospitais e ganharam as ruas. Você sabia que equacionar a alta procura com a devida oferta desses produtos aos consumidores teve tudo a ver com a Indústria 4.0?

Nos bastidores dessas necessidades repentinas, o segmento industrial se tornou protagonista e precisou acelerar a produção, a partir de processos mais ágeis para dar conta de atender, em tempo recorde, a todas essas demandas emergenciais. E foi a aplicação de tecnologia e de outros princípios desse novo contexto fabril que deram o suporte necessário para tal feito.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo que preparamos!

 

O novo olhar sobre a manufatura

A Quarta Revolução Industrial é uma referência conceitual relativa à inserção, cada vez mais intensa, da tecnologia e da inovação na rotina empresarial e fabril. Dessa forma, se torna possível substituir mão de obra manual em processos e etapas de produção digital, otimizando novos modelos de negócios.

Um exemplo prático vem com os robôs, que já interferem diretamente nas atividades industriais. Enquanto as máquinas assumem tarefas manuais, monótonas e repetitivas, as pessoas podem dedicar mais tempo a questões estratégicas e que exigem criatividade.

A Indústria 4.0 é uma tendência global inevitável. Ela representa a automação industrial e a integração de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, robótica, Internet das Coisas e computação em nuvem, que passam a injetar inteligência e trazer efetividade não apenas à dinâmica fabril, mas também para a execução de processos gerenciais e administrativos. A gestão de compras é um bom exemplo que você pode entender melhor. No e-book que preparamos, falamos sobre o futuro dessa atividade.

Se adaptar aos desafios dessa nova realidade é urgente e envolve desafios que são, sim, encaráveis. Siga a leitura para entender melhor como!

 

Os impactos da Indústria 4.0 no Brasil

O propósito fundamental da Indústria 4.0 é tornar os processos produtivos, ao mesmo tempo, mais ágeis e enxutos. Quando se insere nessa rotina, a tecnologia consegue encurtar o tempo de produção e, também, os recursos necessários para produzir com qualidade. Essa mudança de paradigma impacta muitas questões.

Uma delas é a produtividade. O uso de tecnologia na linha de produção reduz a participação humana nos processos manuais, fazendo cair também as chances de falha e acidentes de trabalho.

Por outro lado, também ganham vida novos cargos, profissões e oportunidades de trabalho. Profissionais de mecânica para veículos híbridos e elétricos, programadores de controles eletrônicos, designers especialistas em tecidos avançados e especialistas na perfuração, sismologia e geofísica de poços são alguns deles. Além disso, vemos novos e disruptivos modelos de negócio, impulsionados, por exemplo, pelo fenômeno das startups.

Outro grande reflexo perceptível é o surgimento de novos produtos e serviços. Com os processos mais ágeis, o mercado responde mais imediatamente às necessidades do consumidor.

O desperdício de matérias-primas também cai consideravelmente, principalmente à medida que a tecnologia ganha autonomia. No caminho da Internet Industrial das Coisas vem sendo possível, por exemplo, que as máquinas programem suas próprias manutenções.

 

Mercados beneficiados com a evolução na indústria

A Nortel acompanha de perto as demandas da Indústria 4.0 e, ao longo dos anos, construiu seus valores com base nos 9 pilares que sustentam essa nova forma de pensar a indústria. Desta forma, possui um amplo portfólio de soluções para os mais variados mercados e necessidades, apoiando assertivos processos de transformação digital e adaptação tecnológica. Veja alguns:

 

Automação

A Nortel oferece uma ampla variedade de produtos e serviços de automação da linha Siemens, que vão desde um mini Controlador Lógico Programável (CLP) até sistemas mais complexos.

 

Conectividade industrial e mercado corporativo

As soluções que abrangem o mercado de conectividade industrial e corporativo envolvem uma grande variedade de produtos e serviços. Oferecemos, por exemplo, cabeamentos estruturados, sistemas de detecção e supressão de incêndio de alta confiabilidade, segurança em energia (como no-breaks, baterias, PDUs e acessórios), soluções em circuito fechado de televisão (corporativo e industrial), controles de acesso, infraestrutura, identificação e certificação, wireless e comunicação de dados corporativos e industriais, racks e acessórios.

 

Segurança do trabalho

Um portfólio completo de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletivo (EPCs), com o melhor custo-benefício, que vai desde respiradores, protetores faciais, máscaras cirúrgicas, luvas, calçados, até a linha de lockout, tagout e sinalização industrial.

Além dos equipamentos, a Nortel também comercializa software de gestão de EPIs com biometria e delivery machine para entrega automatizada. Ainda disponibiliza suporte técnico para ajudar na padronização dos equipamentos em empresas que têm mais de uma planta industrial e na elaboração do Programa de Proteção Respiratória (PPR), Programa de Conservação Auditiva (PCA), NR-35, NR-10 e outros.

 

Ferramentas, máquinas, consumíveis e acessórios para aumentar a produtividade

Soluções especializadas para o mercado de instrumentos, máquinas consumíveis e acessórios envolvem ferramentas manuais, elétricas e pneumáticas, soldas e abrasivos, adesivos, químicos e vedações, movimentação de cargas, medições elétricas e mecânicas e serras, corte e usinagem.

 

Iluminação

Os produtos para iluminação sempre estiveram presentes no DNA da Nortel, desde a criação da empresa. Assim, soluções completas podem ser encontradas em seu portfólio, como lâmpadas, luminárias, reatores, LEDs e sistema de controle. Além da comercialização, a empresa conta com um time de engenheiros e arquitetos para auxiliar e acompanhar o consumidor em projetos luminotécnicos, estudos de viabilidade técnica e comercial, uso de sistemas de controle e gerenciamento da luz com produtos sem fio.

 

Materiais elétricos

Fios, cabos, interruptores e uma linha completa de acessórios para uso em construções, manutenções e reformas de pequenos e grandes empreendimentos também estão no mix de produtos da Nortel. Somos líderes na venda de soluções em materiais elétricos.

 

A Indústria 4.0 é um movimento natural de transformação da sociedade. São movimentos que acompanham a história, impulsionando a mudança de comportamentos, métodos e posicionamentos. Desta vez, o cenário se mostra favorável à eficiência e à agilidade e exige processos industriais alinhados e preparados.

Conte com a Nortel para aproveitar essa dinâmica como impulso para aumentar a vantagem competitiva do seu negócio.

Confira o infográfico que preparamos para você e saiba mais sobre o assunto.

O que é Indústria 4.0

Quer ficar por dentro das nossas novidades?

Assine nossa newsletter